Touro da Rincon del Sarandy participa da Prova de Eficiência Alimentar Angus 2022



A cabanha Rincon del Sarandy, de Uruguaiana (RS), está participando da Prova de Eficiência Alimentar Angus 2022, promovida pela Associação Brasileira de Angus em parceria com a Embrapa. Neste ano, a propriedade enviou para o centro de testes em Bagé (RS) o touro Rincon Hulk TE 3785 del Sarandy, que se destacou no Programa de Melhoramento Genético (Promebo), e é filho da vaca Bendita, grande campeã Angus da Expointer 2013. O reprodutor é considerado pelo criador Ignacio Tellechea como o melhor macho Angus da geração. “Ele tem índices muito bons. Vamos ver como ele se comporta na questão da eficiência alimentar”, relata.


Neste ano, a competição, além de analisar o Consumo e o Ganho de Peso Residual (CGPR) e as características de carcaça, irá mensurar a emissão de metano ruminal dos reprodutores da raça. De acordo com Tellechea, os números da prova auxiliarão os pecuaristas a selecionar animais com menores índices de emissão, tema que ganha importância tanto no campo quanto entre os consumidores. “Com base nos dados que serão apurados na prova, poderemos trabalhar com animais que têm uma menor emissão de metano no processo de desenvolvimento e engorda. Vai ser um diferencial importante, principalmente para atingir mercados em que essa característica ganha relevância”, destaca.


O touro da Rincon del Sarandy está competindo com outros 28 animais, de 16 cabanhas diferentes do Rio Grande do Sul. Os exemplares estão em fase de adaptação nas instalações da Embrapa Sul, em Bagé (RS). A previsão é que a prova se inicie nas próximas semanas.


13 visualizações0 comentário