Buscar
  • Carolina Jardine

Rincon del Sarandy participa de Prova de Eficiência Alimentar Angus 2021



A cabanha Rincon del Sarandy, de Uruguaiana (RS), está participando da Prova de Eficiência Alimentar Angus 2021, promovida pela Associação Brasileira de Angus em parceria com a Embrapa Pecuária Sul. A propriedade enviou para o teste o touro Rincon Guapo 3693 del Sarandy. Ele ficará em Bagé (RS), onde a prova é realizada, durante cerca de 95 dias para avaliação de diversas características. Do total de 29 animais participantes de 15 propriedades, 64% são Deca 1, 26% são Deca 2 e 10% são Deca 3 para o Índice Final do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), o que sinaliza que serão analisados exemplares de ponta em avaliação genética da geração 2019 da raça Aberdeen Angus.


Os animais iniciaram hoje (10/5) a fase de adaptação à alimentação e às instalações da Embrapa Pecuária Sul. Essa primeira etapa terá duração de aproximadamente 25 dias. Depois disso, os exemplares serão submetidos à avaliação propriamente dita, que ocorrerá ao longo de 70 dias. Serão analisados o Consumo Alimentar Residual (CAR), o Ganho de Peso Residual (GPR), o Consumo e Ganho de Peso Residual (CGPR), além de características de carcaça como Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea na Picanha (EGP), Espessura de Gordura Subcutânea de Costela (EGS), Percentagem de Gordura Intramuscular (GIM) e perímetro escrotal (PE).


Para o criador Ignacio Tellechea, que está à frente da Rincon, é alta a expectativa para a participação de Guapo. "É filho do Saikan, um touro que já se destacou em outros testes de eficiência alimentar e sumários do Promebo. Ele tem muito potencial para produzir carne de qualidade", afirma.

8 visualizações0 comentário